quarta-feira, 21 de junho de 2017

Machado de Assis - Uma homenagem

O Google através do doodle faz homenagem ao 178º aniversário de nascimento de Joaquim Maria Machado de Assis, nascido em 21 de junho de 1839. Além da apresentação de sua biografia estampa cenas de algumas de suas principais obras. 

Transcrição da publicação do Google referente a biografia de Machado de Assis publicada no Google:
"Em 1839, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em uma família simples no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, Brasil. Ele era neto de escravos libertos, em um país onde a escravidão não seria totalmente abolido até 49 anos mais tarde. Machado enfrentou os muitos desafios de ser de raça mista no século 19, incluindo acesso limitado à educação formal. Mas nada disso impediu de estudar literatura. Enquanto trabalhava como tipógrafo, ele conviveu com poemas, romances, novelas e peças teatrais.

A obra de Machado é precursora da forma e do movimento realismo no Brasil. Ele se tornou conhecido por sua sagacidade e suas críticas de abrir os olhos da sociedade. Doodle de hoje apresenta algumas cenas de seus romances - Quincas Borba, Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas são considerados obras-primas até hoje. Machado também foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
178º aniversário feliz a um gênio literário!
Doodle por Pedro Vergani"

Em homenagem a data publicamos, também, a imagem da cédula de valor facial 1000 mil cruzados que traz a imagem do escritor Machado de Assis, emissão do Banco Central do Brasil e circulada no período de 1986 a 1989.

Em 1939, dentro das comemorações do centenário de nascimento de Machado de Assis foi emitida moeda de circulação comum de bronze-alumínio no valor de 500 réis. 
||Busto de Machado de Assis ladeando a figura as datas 1839-1939, observa-se após a data
1939 a sigla BR, referente ao gravador Benedito Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário